Wakatipu High School é uma tradicional escola da Nova Zelândia. Existe desde 1938 como a única high school de Queenstown, na Ilha Sul do país, e desde 2018 está instalada em um novo prédio construído especialmente para abrigar 1,100 alunos e com instalações de primeira linha.
O design da construção é inovador, a começar pelas salas de aula, que são totalmente abertas. Inspirado no modelo das universidades, a escola é dividida em áreas de estudo (Matemática, Ciências, Estudos Sociais etc) e os alunos se movem de uma área para outra em vez de permanecerem em uma sala de aula fechada durante todo o dia.
Sua proposta é levar os alunos a atingirem seus respectivos objetivos de vida. Através de um currículo eclético, o programa de ensino leva em consideração as habilidades e interesses individuais de cada aluno.
As atividades acadêmicas e extracurriculares da Wakatipu oferecem aos alunos a possibilidade de aprenderem, amadurecerem e se tornarem jovens autoconfiantes.
A Wakatipu é uma das escolas da Nova Zelândia com a maior taxa de aprovação nos exames para entrada nas universidades do país. Mais de 80% dos alunos da Wakatipu conseguem vaga para a universidade, um número bem maior do que a média do país, em torno de 60%.
Queenstown atrai estudantes do mundo inteiro, o que cria a oportunidade para que os alunos da Wakatipu se desenvolvam como membros de uma comunidade multicultural. A escola tem quase quarenta diferentes nacionalidades em seu corpo de estudantes e funcionários.
O fato de estar localizada em Queenstown proporciona aos alunos a possibilidade de participar de atividades externas desafiadoras aproveitando o privilegiado ambiente natural da Bacia de Wakatipu, que vai de montanhas nevadas para a prática do esqui a lagos de água transparente onde se pode fazer rafting e kayaking .